Com a elaboração de um plano integrado de modo a desenvolver o turismo náutico e cultural na região de Cacha Pregos, na Ilha de Itaparica, em Vera Cruz, na Bahia, o Governo do Estado negociou com serviços especializados, no intuito de estruturar o planejamento da rede de instalações náuticas em pontos estratégicos dessa região que faz parte da Baia de Todos os Santos, encantos e axés, como dizia o nosso saudoso Moraes Moreira.
A intenção é focada no enriquecimento de uma requalificação usando o Masterplan, uma ferramenta de planejamento físico-espacial, que usará ações específicas como modelo gerenciado para as instalações náuticas.
O financiamento serão feitos pela Prodetur Nacional Bahia (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo), através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que é uma corporação supranacional de caráter financeiro, cuja sede se encontra na cidade de Washington, nos Estados Unidos, e também pelo Governo do Estado da Bahia, efetivado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur). A licitação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 29/02/2020.
Estão previstos para essa base náutica em Cacha Pregos:
➣ Obras de requalificação e implantação da ponte de acesso;
➣ Ponte móvel;
➣ Urbanização com projetos paisagísticos;
➣ Bancos fixos e iluminação pública;
➣ Galpões com 11 vagas secas e píeres com 41 vagas molhadas;
➣ Oficina para manutenção de embarcações;
➣ Depósitos e pátio de serviços;
➣ Rampa de acesso ao mar;
➣ Sanitários e vestiários;
➣Terminal com recepção, lanchonete, bilheteria, sanitários e posto para abastecimento de embarcações.
Marcus Vinícius, prefeito de Vera Cruz tem projeto em construir uma área social com academias incorporadas à nova Marina. Segundo ele, “Aqui será o principal vetor de turismo da região; a base naútica vai permitir a roteirização, centralizando as saídas e chegadas de barcos, e nosso plano é promover a integração com outras marinas para obtermos um grande incremento turístico nessa área”, prometeu.
Para Benedito Braga, chefe de gabinete da Setur, realmente as obras promoverão uma melhorada bastante considerável nos terminais náuticos, contribuindo para o conforto e segurança dos usuários. “Prover infraestrutura adequada é um dos importantes passos para impulsionar o turismo náutico da Baía de Todos os Santos, atraindo cada vez mais visitantes para conhecer os atrativos naturais e culturais desta riquíssima região”, concluiu Benedito Braga.
Uma curiosidade é que segundo o site, https://www.significados.com.br/caixa-prego/, “Caixa Prego é uma expressão popular brasileira que é usada para descrever um lugar longínquo, muito afastado, quer seja na realidade, ou de forma simbólica.
Alguns sinônimos desta expressão são “cafundó” ou “onde Judas perdeu as botas”, que também serve para qualificar um lugar muito distante.” Mas com a modernização chegando na Base náutica de Cacha Pregos, a distância para visitação não será tão grande, você poderá fazer uma jornada bem bacana através das muitas embarcações que teremos por lá, conhecendo as belezas naturais dessa localidade, ou sair dela para adentrar em outros paraísos aprazíveis que temos na Ilha de Itaparica.
Mais informações você pode obter clicando no: http://www.prodeturbahia.turismo.ba.gov.br/
por: Sarita Rodrigues
Imagem: Setur Bahia
Fonte: Ascom/Secretaria de Turismo do Estado(Setur)/Prodetur/Significados.com