O primeiro semestre de  2021 veio com grandes novidades para as ilhas de Itaparica e também a de Maré, inclusive nessa última foi realizado a primeira análise na belíssima praia de Botelho, localizada  na rua do Oratório, segundo Fausto Franco, secretario de Turismo da Bahia. Será entregue marinas, atracadouros, terminais náuticos e museus.

Com aplicação de recursos de R$ 3 milhões, financiados pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), estão sendo feitas um conjunto de técnicas para que a ilha tenha condições de infraestrutura, planejamento, organização administrativa e embelezamento, como também pavimentação e requalificação do atracadouro.  Segundo moradores da Ilha de Maré, essa é uma das maiores ações realizadas pelo Governo do Estado em toda a ilha, Já na Ilha de Itaparica, o secretário também visitou a Marina, localizada na Av. 25 de outubro, e por lá os investimentos são em torno de R$ 11 milhões e segundo ele nos informou: “isso vai dar uma nova dinâmica no turismo náutico do nosso estado, que é um vetor importante para o desenvolvimento da economia de todos os  18 municípios que servem à BTS. Isso vai impulsionar ainda mais o turismo e fazer isso de forma perene, durante o ano inteiro, não somente no verão” concluiu o secretário.

Esse é um grande projeto que vai beneficiar o público em geral, velejadores e não somente os clientes da marina. “Sobretudo porque, além das intervenções na infraestrutura, o Prodetur tem um programa social muito importante, que qualifica os empreendedores e trabalhadores do turismo do entorno da Baía de Todos-os-Santos”. Declarou o titular da pasta do turismo da Bahia, Fausto Franco.

Segundo a assessoria de comunicação do Estado, o que foi dito é que “o projeto contempla 36 vagas secas, 126 vagas molhadas e um posto de combustível, além de lojas e espaço para vendas de alimentos e bebidas.”

O bacana também é que essa reforma está sendo feita com 90% da mão de obra qualificada contratadas do próprio município, como acontece em Itaparica.

Lya Luft nos transmitiu em uma frase que expressa o entusiasmo com a vinda dessas requalificações nas marinas em que ela nos diz: “Se estamos num barco, é bom escutar as águas, apreciar as margens, tentar enxergar o porto de chegada, não com ânimo sombrio, mas como quem, em plena viagem, avalia o próximo cais e tenta se abrir para o novo que ali nos aguarda

Fotografia: Lucas Souza/Prefeitura de Itaparica 2019

Por: Sarita Rodrigues
Fonte: Ascom/Seturio

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário