Igreja Matriz da Paróquia Santíssimo Sacramento

Itaparicanos estão em alegria extrema, em verdadeiro júbilo. O motivo de tanto entusiasmo, é que  após cerca de três anos em reforma, o patrimônio histórico e Monumento Nacional,  a Igreja Matriz da Paróquia Santíssimo Sacramento, localizada na Avenida Santo Antônio dos Navegantes, no centro da cidade, em Itaparica, na Bahia, foi reinaugurada, estando em obras para isso ocorrer, desde fevereiro de 2018, sendo totalmente restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia, o IPHAN, órgão do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura, na data de hoje, 28/06/2021.

Muito feliz por essa grande obra, esse bem tão valioso para o povo católico, ter sido renovada e entregue  em sua gestão, o prefeito José Elias Oliveira, mais conhecido como Zezinho Oliveira, ponderou:

“No contexto turístico e religioso, vai ser fundamental a reabertura da Igreja, que é um símbolo do catolicismo. Vai ser extremamente importante e mais um atrativo turístico para a cidade. Há muito tempo ela estava fechada e as pessoas estavam sentindo falta”. E ainda disse mais, que você pode ver detalhes do que foi dito através link:  https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fechada-ha-tres-anos-igreja-historica-sera-reaberta-em-itaparica-nesta-segunda-feira-28/

Conta a história que esse templo foi separado da Igreja Matriz Nosso Senhor da Vera Cruz, por Dom João VI, que a denominou. Na época do desmembramento ainda era príncipe regente de Portugal,  pai do Imperador Dom Pedro I e avó de Dom Pedro II, o segundo e último imperador do Brasil, que também já visitaram essa Igreja, em momentos históricos, entre os anos de 1826 e 1859. O Padre Manoel Cerqueira Torres foi o mentor responsável pelas obras em sua primeira inauguração, no ano de 1794. A Igreja tem estilo barroco, com suas obras requintadas e muito rica em detalhes. Foram restaurados o altar, as imagens desgastadas pelo tempo, o telhado e o forro da capela-mor, onde preserva uma pintura ilusionista de inspiração italiana. Os painéis foram artisticamente pintados por José Teófilo de Jesus, com uns belíssimos registros com a reprodução da Santa Ceia do nosso Senhor Jesus, o Cristo.

Fizeram o possível para manter as características originais da igreja, guardando suas referências antigas,  mas, em simultâneo, atenderam os requisitos de segurança que a atualidade exige, como a garantia a acessibilidade aos deficientes físicos. 

E uma grande novidade para quem tem dificuldades com a locomoção, foi a construção de uma plataforma elevatória.

Bem bacana esse cuidado, não é mesmo?

Foi pensado em quem precisa de acessibilidade para adentrar e conhecer a Igreja, assistir às missas, e com essa plataforma não vão mais existirem dificuldades, esses entraves que existem em pessoas com mobilidade reduzida, que possui alguma restrição física impedindo de ir a certos lugares, e isso não será mais problema. Fizeram valer a  LEI No 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000.

Mas devido à pandemia causada pelo coronavírus Sars-Cov-2, não houve  a quantidade de pessoas que normalmente surgiriam nessa cerimônia de abertura, em um evento tão esperado como esse, por tantos religiosos. O público foi reduzido para que não aconteça as aglomerações e o povo mantenha a distância segura, entretanto foi disponibilizado através do canal da paróquia Santíssimo Sacramento Itaparica/Ba no YouTube, (https://www.youtube.com/channel/UCA_EkYUo0n4PoTybfHPWkzA), onde  todos podem assistir na tranquilidade do seu lar, ou onde quer que esteja, a solenidade inaugural e também a missa, sendo presidida pelo Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha e Padre Rosalvo Marcelino dos Humildes Júnior, dando início ao retorno das atividades religiosas da Igreja..

Estiveram presentes na cerimônia, algumas autoridades como o Ministro do Turismo Gilson Machado Neto, o Ministro da Cidadania, João Roma, o deputado Federal Leur Lomanto Jr., algumas autoridades locais, como também houve uma belíssima apresentação dos Caboclos da Aldeia dos Guaranis (https://itaparicarevista.com/news/caboclos-itaparica/) que não poderia faltar, representando a grande batalha dos itaparicanos na Independência da Bahia.

Finalizo convidando a vocês a louvar o Senhor com a música também cantada na 1ª missa desse recomeço, o Cordeiro de Deus

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo
Tende Piedade!
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo
Tende Piedade!

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo
Dai-nos a Paz! Dai-nos a Paz!
Dai-nos a vossa Paz! Dai-nos a Paz!

Por: Sarita Rodrigues

Fotografia de Destaque: Jornal A Tarde

FONTES:

http://portal.iphan.gov.br/

https://www.planalto.gov.br/

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2021/06/28/paroquia-do-santissimo-sacramento-e-reinaugurada-na-ilha-de-itaparica-apos-tres-anos-em-reforma.ghtml

https://www.letras.mus.br/comunidade-catolica-shalom/cordeiro-de-jesus/

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário