FERRY-BOAT: Saída do Terminal de São Joaquim (Salvador) e chegada em Bom Despacho (Vera Cruz). Há travessias das 5h às 23h. A duração da viagem é de aproximadamente 1h, mas há embarcações que completam o percurso em até 35 minutos. Há possibilidade de horários pré-agendados para veículos.
LANCHAS: Saída do Centro Náutico da Bahia (atrás do Mercado Modelo, em Salvador) e chegada ao Terminal Náutico de Mar Grande (Vera Cruz). Há travessias das 6h às 18h30min. A duração da viagem é de 45 minutos e tem a cidade de Salvador como plano de fundo. Não transporta veículos.
A partir do Terminal de Bom Despacho e da sede de Mar Grande existe transporte coletivo, por meio de vans e ônibus e táxis.
Via Terrestre
Há também a possibilidade de chegar à Ilha de Itaparica por via terrestre. A Ponte do Funil faz a ligação com o continente. A principal via de acesso é a BA 001 (Rodovia Carol Garcia) que, por meio da BA-046, está interligada à BR-101 e que leva todo o fluxo de veículos à Ilha de Itaparica através da Ponte do Funil, no município de Jaguaripe. Para quem sai de Salvador, o caminho em terra firme é longo e pode levar até quatro horas. O início da viagem é feito pela rodovia é a BR-324, com duas possibilidades de roteiros:
Entrada para Santo Amaro, na altura do km 60. Daí, segue-se em frente passando pelas cidades históricas de Cachoeira e São Felix, depois por Maragogipe e São Roque do Paraguaçu, até o entroncamento da BA 001, com entrada à esquerda, em direção à ponte do Funil.
Seguir pela BR 324 até o entroncamento com a BR 101 (90 km), entrada à esquerda, em direção Sul. Percorrer mais aproximadamente 100 km até 2 km antes da sede do município de Santo Antônio de Jesus, com entrada à esquerda, tomando a BA 046 e percorrer 33 km até a sede do município de Nazaré, onde, seguindo em frente, toma-se a BA 001 em direção à Ponte do Funil.