O município de Vera Cruz, localizado na Ilha de Itaparica, teve início com a povoação e construção da Igreja do Senhor de Vera Cruz. Atualmente, a igreja está em ruínas e está localizada no povoado de Baiacu.
As Ruínas da Igreja de Nosso Senhor de Vera Cruz, onde a natureza encarregou-se de preservar um monumento construído e abandonado pelo homem. Fundada em 1560 no povoado de Baiacu, pelos jesuítas, a igreja é a terceira mais antiga do país.
O mais importante monumento histórico de Vera Cruz foi literalmente tragado pelos troncos e raízes de uma gigantesca gameleira que nasceu dentro da edificação. O resultado dessa estranha e secular simbiose é que atualmente não é possível distinguir se é a árvore que se apoia sobre as paredes ou se é o prédio que só se mantém em pé graças ao suporte da árvore. Detalhe: a gameleira é uma árvore sagrada do candomblé, o que transformou a antiga casa de oração católica em ponto freqüente de culto aos orixás.
Gostei bastante porque e bem interessante e também me ajuda em muitas pesquisa e atividade
Aqui na Ilha tem muitas atrações turísticas e muitas igreja históricas que deveriam entrar para o Turismo católico da Bahia.
São muitas praias, casarões antigos, forte, restaurantes e muito verde pra se vê.
Stunning site! Upon stepping into the ruins, I felt an immediate connection and asked a local person the name of the tree. She said she didn’t know the tree but the name of the spirit inside was iroko, which is a powerful tree and spirit we have in Nigeria. I nearly cried for joy.
Um maravilhoso monumento histórico tão importante, e um dos mais antigos do Brasil. Fui visitá-la. E fiquei surpreso pelo fato da igreja não receber nenhum tipo de cuidado ou proteção. Qualquer um pode chegar lá e fazer o que quiser.A igreja está lá abandonada.
Sempre levo amigos pra conhecer precisa colocar placas sinalizando a entrada pra facilitar as visitas
Sabem me dizer se a igreja foi tombada pelo IPHAN?
Gostei porque fala sobre a terceira igreja mais velha do país
Guiga Francisco
Julho 22, 2020 at 12:59 pmAdorei. Pois falam- se que foi a terceira igreja construída na Bahia. Aqui falam que e a terceira mais antiga.
Ilha Itaparica
Julho 22, 2020 at 5:36 pmNossa história é riquíssima Guiga Francisco! 😉