A Penha é uma antiga localidade da Ilha de Itaparica. Antigamente, atrás da Igreja da Penha, se localizavam diversas caieiras, locais onde se produziam a cal a partir das conchas naturais encontradas em abundância naquela região. Parte da Penha era de propriedade de uma família economicamente abastada a qual foi responsável pela construção da igreja e pelo bonito casarão que se localizam na ponta da enseada, ambos ainda hoje conservados no local.
Segundo o relato de alguns moradores da Gamboa, comunidade próxima, o rio da Penha, nessa época navegável, era um local de acesso para embarcações que traziam corpos de pessoas que haviam morrido em decorrência de doenças contagiosas, como a varíola, para serem queimados em um forno que ficava rio adentro. Atualmente, as três construções mais antigas da localidade são a Igreja Nossa Senhora da Penha, o casarão e a fornalha de cal.
Dejanice cruz
Março 28, 2019 at 1:29 pmBacana esse trabalho..
As vezes a gente quer saber sobre determinado assunto acerca de nosso lugar de origem e é escasso demais as informações. .
Valeu mesmo. .👍👍
Grimaux
Maio 20, 2019 at 1:52 pmObrigado Dejanice !