Dona de uma extensão de cerca de 40 km de praias de tirar o fôlego, a Ilha de Itaparica, localizada na Bahia, região metropolitana de Salvador, possue muitas praias deliciosas, onde o passeio por elas passam a ser uma das melhores opções de puro lazer, cada uma com suas fatias de paraísos deslumbrantes, com areias finíssimas e brancas, outras avermelhadas, em que o sopro dos ventos chegam sussurrando nos ouvidos, deixando a caminhada ainda mais proveitosa. Fora os banhos de mar, com águas mornas e calmas. Algumas delas tem que tomar cuidado com a correnteza. Assim são as praias litorâneas que cercam a Ilha, como um formoso colar, divididos em dois municípios, Vera Cruz e Itaparica.
O banho de sol pela Ilha de Itaparica é diferenciado, isso ninguém pode negar, por aqui parece que a temperatura está sempre no ponto ideal para o tão famoso bronzeado, e você tem escolhas de ponta a ponta, ao longo da ilha, em que praia vai parar para se deliciar.
Para quem é entusiasmado pela fotografia, as encantadoras praias da Ilha de Itaparica oferecem ótimas oportunidades para deslumbrantes fotos, graças as inspirações que suas areias brancas oferecem, e a imensidão, com vasta extensão de água salgada, mostrando um cenário com um conjunto de vários elementos visuais que tornam qualquer imagem, um quadro artístico.
Caminhando pelas praias, se pode recolher conchas deixadas pelas ondas, dotadas de espiral beleza, búzios que curiosamente na China, já serviu como moeda, passando para a África, por entre os índios, chegando ao Brasil através dos escravos africanos.
Essas maravilhas se encontram nesses deliciosos passeios que se pode fazer pela beira mar. Ah! o mar, não há mal que não revigore simplesmente ao olhar para ele, se banhando então? Quanto louvor…
Em algumas praias ainda se pode ver algumas aves, como as garças, essas lindas aves com pernas longas, asas grandes e pescoço comprido, e tem um significado, particularmente, muito importante em minha trajetória de vida, e quando as vejo fico extasiada.
Uma informação interessante é possível ver através do link (https://www.infoescola.com/biologia/aves-marinhas/), nos dizendo que “o mar brasileiro é, em geral, considerado pobre em aves marinhas”, mas graças a Deus ainda se pode ver pelos litorais das praias da Ilha de Itaparica, muitas garbosas gaivotas, que segundo a bióloga Aymam Cobo de Figueiredo, “são sensíveis a impactos ambientais cumulativos. Essas aves podem construir dois tipos principais de indicadores dos ecossistemas: sentinelas (espécies introduzidas para indicar níveis de degradação) de variações ambientais, como, por exemplo, níveis de poluição indicados por análises de tecidos, como as penas e indicadores quantitativos de elementos específicos do ecossistema, como, por exemplo, a abundância de determinada espécie de peixe.”
Muitas outras espécies de pássaros também se pode ver por algumas praias da Ilha de Itaparica, muitos deles por conta dos rios que desembocam no mar, como as lavadeiras, ou lavadeiras mascaradas. Seu nome científico significa do latim fluvios, fluvii que quer dizer rio e do tupi, nheengetá, que quer dizer pássaro sussurrando, ou seja, pássaro ribeirinho que sussurra.
Também se pode observar pelas praias, os grauçás, famosos por correr e se esconder em buracos. Quem já não os viu em alguma praia? E tem como significado em tupi guarani, guara, que quer dizer buraco e uçá, caranguejo, melhor dizendo, caranguejo no buraco. Legal essa tradução, não é não? E é divertido ver quando eles correm para os esconderijos e muitas vezes ficam a nos vigiar de soslaio, basta se aproximar mais deles e se entocam.
É uma pena que os seres humanos não cuidam das praias como deveriam, e alguns insistem na destruição do habitat de formas realmente lamentáveis. Existem também a falta de politicas públicas para as questões ecológicas em toda a extenção da Ilha de Itaparica. O fato é que quem realmente ama, cuida.
Então vamos lá: temos na Ilha de Itaparica as mais famosas praias que são um verdadeiro espetáculo, tanto com o nascer, quanto com o pôr do sol, onde o visual da Baia de Todos os Santos nos deixam extasiados.
Relaciono algumas praias separadas pelos municípios:
VERA CRUZ:
ITAPARICA:
Então, se você anseia por praias magníficas, para simplesmente relaxar em uma delas, selecionamos acima as mais badaladas, para se deliciar em uma dessas impressionantes praias da Ilha de Itaparica, onde você pode dar mergulhos, fazer caminhadas, explorar as paisagens incríveis que há por todas elas, se banhar em pequenas piscinas naturais, respirando sempre ar puro nesses oásis de pura liberdade, ver os meninos do @surfistasdailhadeitaparica representando a Associação dos Surfistas da Ilha de Itaparica, #baiadetodosossantos, fazendo a linha nas ondas na Praia da Penha, ou você mesmo colocar sua prancha embaixo do braço e partir para as manobras radicais. Você quem faz sua diversão e todas as Praias pela ilha é sempre um destino ideal também para romances, grupos de amigos, reuniões familiares, luau e muitas outras opções, onde em qualquer uma delas você pode ver um cenário digno de cartão postal.
Lembrando que as praias da Ilha de Itaparica não estão fechadas por conta da pandemia com o Sars-CoV-2, mas cada um tem que procurar se cuidar, manter sempre o distanciamento físico, não renunciar ao uso das máscaras, ter sempre em mãos álcool gel e a consciência em manter um convívio seguro, ajudando a se proteger, reduzindo as hipóteses de propagação da Covid 19.
Quando for a Ilha de Itaparica, ou se já estiver nela, conheça todas elas, e quem sabe você não é seduzido e torna um dos seus destinos preferidos? Se é que já não se encantou. Eu estou sempre fascinada.
Por: Sarita Rodrigues
FONTES:
https://www.horoscopovirtual.com.br/artigos/buzios-marinhos