VERA CRUZ E O ANIVERSÁRIO NATALÍCIO

Vera Cruz na Bahia vai completar 59 anos no dia 31/07/2021, mas o presente sempre somos nós que recebemos, todos os que sentem o prazer ao adentrar essa cidade formidável e se banhar em suas praias lindíssimas com águas tranquilas, onde parece que a alma da gente se torna mais leve e mais viva.

A história conta que a ilha de Itaparica foi emancipada de Salvador em 1833 e somente em junho de 1962 passou para a categoria de município, sendo Vera Cruz uma das três cidades que sofreu desmembramento, se emancipando.

A cidade possui seus povoados e localidades como: Gameleira, Juerana, Barroca, Mar Grande, Entroncamento, Penha, Barra do Gil, Taipoca, Coroa, Barra do Pote, Conceição, Barra Grande, Baiacu, Ponta Grossa, Campinas, Tairu, Aratuba, Berlinque, Caixa Pregos, Catu, Jiribatuba e Matarandiba.

Terra dos índios Tupinambás, da bela índia Catarina Paraguaçu, que encantou os olhos de Diogo Álvaro Corrêa, o famoso Caramuru, história já conhecida e contada aos quatro ventos.

Terra linda, cercada por arrecifes de corais que faz seu contorno por toda costa. Um paraíso realmente diferenciado até para cego ver. Quem chega pelas embarcações já vislumbra o prazer que vai encontrar nos atributos da cidade.

Terra dos manguezais, em suas raras belezas, ocupando toda a contracosta da ilha, espalhados entre os canais, braços de mar e foz de rios, onde se pode ver uma imensidão de elevada biodiversidade, onde também se podem encontrar mariscos, ostras, caranguejos, muitos peixes, diversas categorias de pássaros, tatus, guaxinins, corujas, uma diversidade de pássaros e muito mais. Possui uma paisagem natural, rica em seus elementos e características típicas de uma terra única e amada por quem vive ou quem passa por ela. Vera Cruz faz o diferencial, é uma cidade única em suas particularidades.

Mas a beleza de Vera Cruz não reside apenas em sua flora e fauna, que extravasa a sua costa espetacular, que é de tirar o fôlego, Vera Cruz vai além de muitos mananciais encontrados de águas puras e cristalinas. Se destaca também muitas igrejas e ruínas, dentre elas está a principal e mais importante monumento pela história do município, que é a igreja Nosso Senhor de Vera Cruz, fundada pelos Jesuítas em 1561, e deu origem ao nome da cidade, está localizada no distrito de Baiacu e atualmente como já foi dito, está abandonada, dominada pelos troncos e grandes raízes de uma imensa gameleira que nasceu na igreja, dando um tom poético e encantador, moldado pelo tempo e tornando um dos pontos turísticos da cidade, em que você também pode saber mais, clicando no link  https://itaparicarevista.com/news/a-ilha-de-itaparica/

Parabéns já antecipado Vera Cruz, as comidas também por aqui sacodem o nosso paladar, com suas moquecas inebriantes, regada com dendê, e para quem gosta, acompanhada de um bom “molho lambão”, que nada mais é do que uma mistura a base de tomate, cebola, pimentão e outras hortaliças, juntando tudo em um bom vinagrete, com um detalhe, que se coloca bastante pimenta. É uma iguaria típica da culinária nordestina, mais especificamente a baiana, dando auxílio a qualquer prato, tornando-o ainda mais saboroso. E você pode aprender a fazer tranquilamente através do https://www.tudogostoso.com.br/receita/44809-molho-lambao.html  é onde muitos aprendem a receita do manjar dos Deuses, outros já adquirem conhecimentos culinários em família, que vai passando de um para outro, de geração em geração. Além disso, em Vera Cruz você se deleita com muitos tipos de comidas boas e  apetitosas, com temperos caseiros, em qualquer região. Quem já conhece sabe e quem ainda não teve o prazer em provar, sempre vai ter oportunidades, só não pode perder. E hoje com o “novo normal”, o sistema de entrega consta com uma variedade de números de telefones, que se pode obter a comida apetitosa que quiser, no aconchego do lar sem ter que sair de casa, ou se estiver hospedado nos admiráveis hotéis ou pousadas, também sempre tem muitas delícias, como nos muitos restaurantes ou agradáveis pizzarias espalhadas pelas esquinas. O que não falta em Vera Cruz é opção para um bom apetite.

Nadar, tomar banhos de sol, surfar, passear pelas belíssimas praias de Gameleira ao Cone sul, visitar suas praças, se exercitar em suas academias ao ar livre, sentar em um banco e observar esse marzão de meu Deus, são ainda uma das melhores atividades para se fazer na cidade. Conta com diversos tipos de lojas, oficinas, igrejas, mercados, farmácias, casas lotéricas, bancos, Hospital, Postos de Saúdes, Upa, Ubs, bares, depósitos de bebidas, salões de beleza, barbearias, studios, bandas com músicos nativos, rodoviária com transportes locais, Forum, biblioteca, museu no Quilombo, Bica no Tereré, Feira Popular e muitas outras coisas. 

Em Vera Cruz existem muitas formas de diversões, muita cultura a ser descoberta, muitas histórias ainda por contar, ou se encantar com as que já foram ocorridas. E uma coisa é certa: o espírito encantador de Vera Cruz sempre vai nos banhar como uma onda quente e tropical, e nós comemoramos juntos com ela, seu crescimento, progresso, suas conquistas, realizações e mais esses 59 anos de vida que vem por aí, nesse aniversário da terra do descobrimento.

Vale ressaltar que nós seremos sempre os responsáveis pelos ambientes em quais  tomamos parte, onde moramos ou frequentamos, sem nos tornarmos indiferentes, portanto preservem sempre com proteção a natureza, sem provocar nenhum dano ao meio ambiente, em qualquer localidade que você for.

Não deve ter sido em vão que na famosa praça em Mar Grande, no centro da cidade, você encontra a frase de efeito: EU AMO VERA CRUZ. Assim sendo, faça valer essa expressão, seja você um morador ou visitante.

Por: Sarita Rodrigues

FONTES:

https://itaparicarevista.com/news/a-ilha-de-itaparica/

https://www.tudogostoso.com.br/receita/44809-molho-lambao.html

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário