info@ilhaitaparica.com

História

Américo VespúcioEm língua tupi, a expressão “itaparica” significa “cerca de pedra”. A ilha foi descoberta em 1º de novembro de 1501 por Américo Vespúcio, juntamente com a Baía de Todos os Santos.

A sua ocupação deu-se a partir de um pequeno núcleo de povoamento fundado por jesuítas na contra-costa em 1560, onde hoje se localiza a vila de Baiacu – então denominada como Vila do Senhor da Vera Cruz. Nesse período foi nela iniciada a primeira plantação de cana-de-açúcar, assim como a cultura do trigo, tendo recebido os primeiros exemplares de gado bovino. Foi ainda em Baiacu que aqueles religiosos fizeram erguer a primeira obra de engenharia hidráulica da colônia: uma barragem para o suprimento de água potável e para os serviços da povoação.

A riqueza gerada nesse curto espaço de tempo levou a que Corsários ingleses atacassem a ilha já em 1597. Entre os anos de 1600 e 1647 foi invadida pelos holandeses. Durante a última destas invasões os holandeses chegaram a construir um forte, na cidade de Itaparica, denominado Forte de São Lourenço na ilha de Itaparica.

Foi em Itaparica que se assentou a primeira máquina a vapor em terras brasileiras, no engenho de Ingá-Açu.

A ilha foi emancipada de Salvador em 8 de Agosto de 1833 e elevada à cidade em 30 de julho de 1962. Posteriormente o município foi desmembrado em dois: o de Itaparica e o de Vera Cruz.

Os registros históricos sobre a ilha são riquíssimos, destacando-se a vinda, em 1510, do navegador português Diogo Álvaro Correia, o “Caramuru” que, enamorado da princesa tupinambá “Paraguaçu”, filha do cacique Taparica, desposou-a, fundamentando, a partir desta união, a junção das raças européia e indígena, formando então a primeira família genuinamente brasileira.

Gravura Tupi

Os índios Tupinambás foram os primeiros habitantes da ilha, daí a origem do seu nome. Conta uma das lendas que Itaparica vem do Tupi e significa “cerca feita de pedras”, por causa dos arrecifes que contornam toda a costa da ilha.

A sua beleza foi reconhecida desde o seu descobrimento. Em 1763, Itaparica, que era a maior ilha da colônia, chamou a atenção pelos seus 246 km² de vegetação exuberante, manguezais, restingas e belíssimas praias de águas cristalinas. Foi então incorporada aos bens da coroa, iniciando assim o seu desenvolvimento econômico com a plantação de cana de açúcar, trigo e criação de gado, ainda no século XVI. Depois veio a pesca das baleias em escala industrial, a maior atividade econômica nos séculos XVII e XVIII. Neste período, antigos e belíssimos sobrados existentes até hoje, hospedaram imperadores brasileiros, como D. Pedro I e D. Pedro II.

Lenda Indígena
Conta a lenda indígena tupinambá, que no começo do mundo, um majestoso pássaro de plumas brancas alçou vôo do centro do universo e seguiu dias e noites sem parar, à procura do paraíso para pousar. Quando avistou o local que buscava, caiu exausto sobre ele e morreu. No seu leito de morte, suas longas asas transformaram-se em praias e, no lugar em que o coração bateu, a terra abriu-se formando uma grande e profunda depressão que as águas do mar invadiram, reservando seu centro para uma ilha que seria a rainha de todas as outras. Assim nasceu Kirymuré, para os índios. A história que está nos livros conta que Américo Vespúcio vislumbrou “uma grande e bela baía” no dia 1º de novembro de 1501, e chamou-a de Todos os Santos por ser esta a homenagem do dia no calendário católico.

Assim nasceu a Ilha de Itaparica no imaginário de sua população nativa. Um local cheio de beleza, mistérios, magia e muitas histórias sendo contadas nos becos, nas matas, nos bares e nas varandas.

Você sabia? … Que os afamados estaleiros da Ilha de Itaparica era também empório de construções navais da colônia: ali se armou à primeira quilha da Marinha de Guerra no Brasil. Nesta época também existiam 5 destilarias de aguardente, além das fábricas de cal (nove, em meados do século XIX). Porém, a maior atividade econômica da Ilha foi à pesca da baleia, sobretudo durante os séculos XVII e XVIII, por este fato, antes de chamar-se de Itaparica era conhecida como Arraial da Ponta das Baleias.

A ilha de Itaparica está localizada a 13 km (via Ferry-boat) de Salvador e é a maior das 56 ilhas da Baía de Todos os Santos. A ilha possui mais de 40 km de praias, com abundante vegetação tropical, onde predominam exuberantes coqueirais e muita história para contar, tendo defronte a cidade de Salvador, ao longe, separada pela Baía de Todos os Santos. “A ilha”, como é carinhosamente chamada pelos seus moradores, veranistas e turistas, tem 246 km² e 55,000 habitantes distribuídos em dois municípios: Itaparica, onde se localiza a única fonte de água hidromineral a beira mar das Américas, Vera Cruz, que se dá o luxo de ter a sede com outro nome, assim: Vera Cruz, capital: Mar Grande.

Entre Itaparica, sede do município e Cacha Pregos, pontos extremos da costa da ilha, existem praias belíssimas com ótimas condições para banho e segurança. Uma linha de recifes lhe serve de quebra mar, diminuindo a força das ondas e formando um viveiro natural de polvos, lagostas e outros mariscos. A maioria destas praias tem águas rasas, mansas e mornas.

A ilha dispõe e oferecem serviços de qualidade em todos os níveis – restaurantes com deliciosos frutos do mar, passeios de barco, pára-quedismo e uma infinidade de opções de entretenimentos.

Caramuru Catarina Paraguaçú

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_de_itaparica

49 Comments

  1. Adriana Moura 9 months ago

    Eu sou tataraneta de Leovigildo de azevedo monteiro! Minha Bisa Avô era filha dele Julita de azevedo! e meu avô tb tinha parentes em aratuba o nome dele era Reinaldo de alcantara Moura! Quero fazer a arvore da familia se souberem de mais informações Meu Email mouradrica@hotmail.com

  2. celio murilo pereira silva 2 years ago

    oi tudo bem meu nome e celio estou pesquisando sobre vicente da silva machado,alferes que tinha fazendas de itaparica ate baixa grande estou fazendo a arvore genealogica da Familia Silva Machado e preciso de mais dados sobre Vicente da Silva Machado quem eram seus pais,irmaos,esposa e filhos ele viveu no seculo XIX,obrigado e tudo de bom.

  3. JANUBIA 2 years ago

    GOSTARIA DE SABER SOBRE O DIAGNOSTICO AMBIENTAL DA FLORA E FAUNA DESTA ILHA. POR FAVOR ESTOU ELABORANDO UM TRABALHO SOBRE A ILHA DE ITAPARICA E PRECISO DESTES DADOS.

  4. Aline Santana 2 years ago

    Meu pai, assim como sua mãe Eulina Santana, foram nascidos e criado em Itaparica. Minha vó morreu afogada, deixando meu pai e seus irmãos muito novos…com o tempo todos foram se afastando. Não conheço ninguem da familia de meu pai, gostaria muito de resgatar minha historia e minha raiz paterna. Se alguem souber algo envia e mail alinegisele@yahoo.com.br. Meu chama-se Ubiratan Santana (nunca ouviu falar do pai). Atualmente moro em Salvador – Bahia.

  5. Vanessa Melo 2 years ago

    Muito interessante a Historia de Itaparica..
    Adoreiii…

  6. CESAR ITAPARICA SILVA 2 years ago

    Meu nome é Cesar Itaparica Silva, e tenho o nome Itaparica por ser neto de Alice Itaparica residente de Salvador, já falecida, mãe de Raimundo Itaparica Silva , meu pai.
    Sou Advogado e moro no Rio de Janeiro. Tenho interesse em conhecer a árvore genealógia desta família.
    Um grande abraço a todos com votos de luz, paz e amor.
    cesaritaparica@ig.com.br

  7. Bia 2 years ago

    Olá,

    Estou trabalhando com classificação da vegetação da Ilha de Itaparica. Vocês conhecem os nomes das árvores das matas da ilha?
    Se você tiver, por favor mande para meu e-mail. Te agradeço muito.

    Abraços

  8. elizabete dos santos 3 years ago

    adorei conhecer esta historia linda,,,nao sabia destas coisas,,,

  9. ISAIAS BARRETO 3 years ago

    CORIGINDO FESTA DECUPA

  10. ISAIAS BARRETO 3 years ago

    FETA DO BECO Q ME ESPERE

  11. ISAIAS BARRETO 3 years ago

    JA FUI EM ITAPARICA E VOU CONTINUA INDO

  12. everaldo 3 years ago

    Em 1885, saí de Goiânia para passar uma semana em Salvaddor, do alto do Lacerda vi umas barquinhas indo para algum lugar, me falaram ser a Ilha. Entrei numa para ir, entrei noutra de volta para pegar minhas coisas no hotel. Desde aquele ano sempre vou a Salvador, só para poder pegar aquela barquinha e me sentir chegando nesta linda Ilha.
    Itaparica, cerca de pedra que nos faz adorar sentirmos presos.
    Se os deuses um dia resolverem morar em nosso planeta, com certeza, serão em Itaparica os seus endereços.,

  13. Priscila 3 years ago

    Itaparica tem certamente mtos recursos naturais, mas
    mto carente de infra estrutura geral nas cidades o q da uma
    primeira impressao negativa. Temos q nos informar, como
    turistas, antes de conhecer a ilha. Salve a todos os
    amantes da linda Bahia, q ela se desenvolva!

  14. joaquim a bastos 3 years ago

    um privilegio quem mora ,la ….

  15. joaquim a bastos 3 years ago

    sou de mosqueiro,pa 23 praias de agua doce ,mas depois que conhecir Itaparica me apaixonei,muito lindo ……

  16. aline santos 4 years ago

    moro na e amo esse luga!!!!!!!!!!!!!e calmo,simpatico;e sedutor,varias festas rolam entre outros benefisios de morar aqui;não deixe de vir pra cá nas ferias.

  17. itana 4 years ago

    a hitoria da ilha e tudo amei

  18. mariana 4 years ago

    eu sou itaparicana de coraçao amo muito itaparica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. Jai 4 years ago

    “A ilha foi descoberta em 1º de novembro de 1501 por Américo Vespúcio, juntamente com a Baía de Todos os Santos.”

    Tira essa p… desta frase daí… É brincadeira!!! Depois de tantos anos e DE TANTOS LIVROS DISPONÍVEIS SOBRE O ASSUNTO, ainda é possivel que alguem se atreva a dizer que a Ilha ou a Bahia ou Brasil foram descobertos…

    Quando os Portugueses chegaram ao ‘Brasil’, ‘Bahia’ e à Ilha JÁ HAVIAM HABITANTES AQUI, com sua própria História, Atividade Econômica, Cultura etc. A Ilha NÃO FOI DESCOBERTA por Ámerico Vespúcio. Ela foi INVADIDA pelos Portugueses, como quem invade um terreno que não é seu…

    POR MIM A TERRA É DE TODOS, mas com base na História, que vocês ignoram, OS PRIMEIROS HABITANTES DESTA TERRA, chamada depois, aliás muito tempo depois, de Brasil, ou OS VERDADEIROS DESCOBRIDORES, foram os ÍNDIOS DO TRONCO TUPI-GUARANI, GÊ etc. Na Bahia de Todos os Santos, foram os TAPUIAS, seguidos dos TUPINAÉS, e com mais força os TUPINAMBÁS. INCLUSIVE, foram justamente os TUPINAMBÁS, NA PRAIA DE ARATUBA, palavra que como muitas outras neste País tem origem Tupi-Guarani, que MATARAM E COMERAM o primeiro Donatário da Capitanea da Bahia, Francisco Pereira Coutinho.

    UM SALVE A TODOS OS POVOS DE ORIGEM TUPI-GURANI, GÊ ETC!!!

    SALVE TUPINAMBÁS DA BAHIA E DA ILHA DE ITAPARICA!!!!!!!!!

  20. Patricia Leite 4 years ago

    Olá! Nasci e me criei aqui nesta terra abençoada por Deus,belas praias,rica
    fauna marinha e flora .Por observar a natureza a minha volta sinto-me vislumbrada! Agradeço ao nosso maravilhoso criador Jeová por nos proporcionar este maravilhoso privilégio.
    Ser nativa é massa !!!!

  21. Patricia Leite 4 years ago

    Olá! Nasci e me criei aqui nesta terra abençoada por Deus,belas praias,rica
    fauna marinha e flora .Por observar a natureza a minha volta sinto-me vislumbrada! Agradeço ao nosso maravilhoso criador Jeová por nos proporcionar este maravilhoso privilégio.
    Ser nativa é massa!!!!

  22. Cassius 4 years ago

    ..Boa Tarde, muito Bom este Blog, Parabens !!

    ..aproveita e dá uma olhada no nosso blog, valew !!

  23. Olá faço parte desse Santuário Ecológico!!!
    Que energia!!! venha se hospedar na Pousada Caramurú .

  24. NILDO 4 years ago

    OLA VIZITANTES O MEU NOME É NILDO TENHO 12 ANOS EM ITAPARICA E ESTOU TRABALHADO A 12 ANOS NO MESMO TRABALHO NO SUPERMERCADO ATLANTICO NAO TENHO O QUE FALAR DESSA TERRA MARAVILHOSA QUE SE CHAMA ITAPARICA EU ADORO ESSA TERRA E NAO PRETENDO SAIR DA QUI MESMO QUE SAIO DESSE TRABALHO NAO VOU EM BORA DESSA TERRA QUEM QUER PAZ VEM P/ ITAPARICA OBRIGADO PELA A OPORTUNIDADE DE FALAR UM POUCO DESSA TERRA QUEM NAO ACREDITAR QUE VENHA COMFIRIR OK

  25. jucimar gomes 4 years ago

    amo a ilha, mais vou adimiti que esta deixando a dezeijar.,a falta de emprego,ruas sem calçamento,e um prefeito que veve de iluzães.ate quando as pessoas vão ficar paradas,é uma ilha linda?é.mais é abandonada.

  26. Debora Cezar 4 years ago

    Esta terra é abençoada por todos os DEUSES, linda, sem igual. Vocês sabiam que querem macular este paraiso/ Pois é, estão querendo fazer uma ponte que ligue Itaparica a Salvador, nós que amamos a NOSSA ILHA, não podemos diexar que tal ASASSINATO, ocorra. Divulguem todos aqueles que compratilham do meu pensamento. NÃO VAMOS DEIXAR QUE NOSSA ILHA MORRA.

  27. Valdomiro Neto 4 years ago

    Sou como muitos me conhecem Neto de Aratuba, sou descendente de duas tradicionais familias da Ilha de Itaparica, sou PINHO por parte de meu Avô e AZEVEDO MONTEIRO por parte de minha avó.

    Meu bissavô materno LEOVEGILDO DE AZEVEDO MONTEIRO, foi nomeado em 21 de janeiro de 1899 ao posto de TENETE CORONEL COMANDANTE 68° batalhão de infantaria da guarda nacional da comarca de Itaparica.

    Por tanto, como não amar essa terra onde meus patriarcas nacesceram, cresceram e descaçam em paz. Ilha de itaparica……Te amo!

    Valdomiro Neto

    VISITE ARATUBA, PARAISO DA ILHA.

  28. Gabriel 4 years ago

    olá. gostei muito deste post sobre a família Itaparica.
    bom, meu nome é Gabriel Itparica.
    por favor, se alguém tem ou sabe onde encontrar o brasçao da família Itaparica, mande para meu e-mail: gabrielitaparica@hotmail.com

  29. Gabriel 4 years ago

    olá. gostei muito deste post sobre a família Itaparica.
    bom, meu nome é Gabriel Itparica.
    por favor, se alguém tem ou sabe onde encontrar o brasçao da família Itaparica, mande para meu e-meil: gabrielitaparica@hotmail.com

  30. Emerson Farias 'Messinho' 4 years ago

    Amei esta estudando a historia de minha terra, onde nasci e mim emocionei em vê relatos maravilhosos sobre minha ilha e descobrir tanata coisa interessante.Amo minha ciadade e sou descente dos tupís..bjs

  31. FRANCISCO MATA 4 years ago

    SOU FILHO DA ILHA DE ITAPARICA E NESTE MOMENTO AGORA QUE ESTOU EM SÃO PAULO NÃO PODERIA DEIXAR A MINHA MENSAGEM DE UM LUGAR MUITO IMPORTANTE PARA MIM.
    FOI NESTE LOCAL ÌMPAR QUE DEUS ME PERMITIU REENCARNAR E MUITO TRAGO COMINGO A ALEGRIA DA IHLA AONDE VOU .
    LEMBRO-ME DOS QUERIDOS MOMENTOS DA MINHA INFÂNCIA DOS PRIMEIROS COLEGAS ( ZÉ GORDÃO , BARTOLA, ZÉ PALITO , NEGO JÃO , ADILSON , ELIOMAR , B ( FERNANDO ) , E TANTOS OUTROS A ME DEIXAR FELIZ SEMPRE MESMO ESTANDO LONGE NO MAPA PORÉM PERTO NO CORAÇÃO .
    NESTE SAUDOZISMO LEMBRO DE UMA MÚSICA NÃÕ TODA MAS :

    ITAPARICA
    ILHA BONITA
    MORENA NA AREIA
    E O SOL A ME QUEIMAR

    LEMBRANÇAS TENHO
    DAQUELE LUGAR ……

    FIQUEM COM DEUS .

  32. toinho do taxi 4 years ago

    Eu amo o lugar onde eu nasci, não ha lugar melho de se morar, itaparica é uma cidade reliquia

  33. Graça Medeiros 5 years ago

    Das muitas cidades que morei, uma é especial: A ilha de Itaparica. Que lugar lindo! Imagine eu e meus irmãos na infância, morando neste paraíso. Todos as tardes, +- às 14h00, lá íamos nós para a praia, qua mais parecia uma imensa piscina. Nós subíamos nos barcos de pesca, que ficavam ancorados (saveiros, como chamavam) e pulávamos naquele marsão. Nunca esqueci e quero, nas próximas férias voltar lá com a minha filha, para que ela veja, que lugar maravilhoso…..muitas saudades, lá voltarei , em breve.

  34. Carlos Scorpião 5 years ago

    Estou retornando minha illha, e deixarei desta constante admiração à distância no Porto para pisar diariamente no seu chão arenoso e aquecido em Calado e já reservado. Daí vim, parte materna em 1930, por conta de minha mãe filha de Maria Lino de Jesus, Filinha, e Gerônimo da Costa Pinheiro, oficial de Justiça e Sapateiro,de São Felipe, e outra parte antes de Cachoeira,através dos meus ancestres, e na Liberdade nasci, no Japão sem japonês ser.

  35. Anapaula 5 years ago

    Moro em Itaparica, a vinte anos. Sou apaixonada por essa terra. Aqui existe uma magia inexplicavel, só conhecendo para entender. Agradeço a Deus por viver aqui.

  36. RITA E ELOI 5 years ago

    Chegamos em 1991 na ilha de itaparica (vera cruz),barra grande..
    Para passar apenas 3 meses ,gostamos tanto que ate hoje estamos aqui
    Para o meio de permanencia construimos uma pousada (Pousada do Eloi) e uma doceteria (Doceteria da Rita)
    Pra vc que pretende conhecer Ilha de Itaparica venha nos fazer uma visita
    Endereço: Avenida Beira Mar, Barra Grande,Vera Cruz;(Bahia)
    Tel:(071)3636-8041

  37. Cerutti Mavi 5 years ago

    Bom dia,eu sou italiana e ADORO a ilha.Cada ano no verao brasileiro eu fico um mes em Salvador e vou a Mar grande(Ilhota) onde eu tem amigas queridas.
    De manha eu ando na praia de Mar grande até Gamboa,depois tomo suco na barraca de George quemo no sol e volto na casa de Sonia.
    Eu gosto da Ilha, do sol ,do mar e da sua gente:a lembrança de esso mes me ajuda a viver no resto do ano!!!!!Estou esperando de ficar o resto da mia vida na Ilha.Desculpa o meu portugueis AXE’

  38. Elder 5 years ago

    Estou para ir passar as ferias em Itaparica, vou ler o que está escrito aqui pra ter uma ideia do que é essa ilha.

  39. loia 5 years ago

    oi
    eu tenho 11 anos tou querendo fussssss

  40. carla 5 years ago

    Que lindo pode ler essa história, su dscendente Catarina Paraguassu tb, prima de Ines e filha de Gemma Itaparica. Lembo-me queuma vez minha filha tinha que fazer um atividade da escola e a árvore genealogica iniciou do chefe da tribo tupinambá, ai veio Catarina e etc….a professor acho, não sei pq duvidou, mas td bem sou de raiz, legítima……accffahel@hotmail.com

  41. Lopes 5 years ago

    Eu lamento muito a nossa colonização, os caras chegaram ao Brasil e detruiram nossas riquezas e ainda achamos a história muito linda. Seria lindo se na época não houvesse tanta desgraça.

    Não suporto a história da colonização do Brasil.
    Amo meu País, salve o Brasil livre.

  42. VERA BACELAR 5 years ago

    AMO A ILHA DE ITAPARICA PQ VIVE A MINHA INFANCIA NELA E MEU PAI MILTON PACHECO BACELAR AMAVA PESCAR E FOMOS MUITO FELIZES. ITAPARICA JAMIS TE ESQUECEREI.

  43. Magali Machado 5 years ago

    Itaparica, desejo conhecê-la antes de partir para o andar de cima. Terra dos meus Antepassados, minha avó paterna chama-se ROSA ITAPARICA DOS SANTOS, uma legítima baiana (INDIA), da qual me orgulho carregar o seu sangue.
    AMO ITAPARICA, E SINTO COMO SE TODA MINHA VIDA EU VIVI AI, PISANDO NESSA TERRA ABENÇOADA POR DEUS.
    MUITO OBRIGADA.

  44. Anderson 6 years ago

    Desde de meus 10 anos veraneio na ilha!!Assim a mesma e conhecida e chamada pelos baianosçComo se fosse a unica!!
    Ela faz parte de minha historia.

  45. márcia da silva carneiro 6 years ago

    tive a oportunidade de curtir algumas férias neste lugar maravilhoso e fiquei encantada com a beleza deste paraíso. leia sobre a historia da ilha que tenho certeza que voce naõ vai resistir e irá visita-lá.

  46. marcelo messias dias 6 years ago

    sou nativo agradeço a Deus todos os dias por ter nascido nesse lugar maravilhoso de pessoas honestas e trabalhadoras,para mim a oitava maravilha do mundo, obrigado senhor.

  47. Sophia Mangueira 6 years ago

    Sophia 3a anos:
    Mar, Mato, Passarinho e Sapo são as coisas que mais me impressionam nesse mundo. Estarei chegando nos próximos dias a Itaparica e espero encontrá-las…

  48. Mirtes Sales 6 years ago

    Itaparica ainda não te vi pelos meus olhos… apenas o fiz pelos de Ubaldo!
    Poderia ter escolhido para visitar qualquer lugar habitável desse planeta, mas, escolhi voce…
    Dia 05.01 estarei chegando minha cara e a alegria é gigante!!!

  49. neno 6 years ago

    Gostei da historia da ilha de itaparica ,e guardo a ilha no meu coração deixo uma poesia dedicada á ilha , JA VIAGEI O MUNDO INTEIRO NUNCA ENCONTREI UMA ILHA ASSIM , NÃO SEI SE MORO NELA , OU ELA MORA EM MIN , ILHA DE ITAPARICA EU TI AMO.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

WordPress Anti-Spam by WP-SpamShield